Sexagem de aves

Sexagem de aves por DNA beneficia crescimento de plantéis

A biologia genômica está relacionada ao aprofundamento dos estudos voltados à funcionalidade e interações presentes no material genético, sendo, dessa forma, grande aliada no processo de sexagem de aves. Esta metodologia inovadora, que se utiliza do DNA, eleva o grau de confiabilidade de seus resultados, proporcionado sucesso na criação e reprodução nos plantéis.

Aplicado em todas as fases do desenvolvimento das aves – desde o seu nascimento até mesmo quando se chega à fase adulta – tem por característica necessitar de algumas penas ou apenas uma gota de sangue (extraída da unha da ave).

Por meio desses materiais são extraídos o DNA, que é a molécula que carrega o código genético de cada indivíduo, neste marcam-se regiões específicas e, posteriormente, submete-se esse mesmo material à Reação em Cadeia da Polimerase, a PCR. Após todo esse procedimento, é possível detectar com precisão o sexo da ave analisada.

Identificação

A análise morfológica externa das aves quando o assunto é descobrir o seu sexo é dificilmente revelada com precisão. Acredita-se que formas, cores, tamanhos são condicionantes para tal identificação, entretanto, essa prática torna-se superficial não sendo aliada quando se quer elevar a lucratividade com a criação de aves.

Segundo estudo realizado pelo São Camilo Biotecnologia, estima-se que em mais de 50% das espécies presentes no globo não há diferenças sexuais aparentes, sendo as fêmeas idênticas aos machos. Existe também o caso em que essas diferenças podem ser observadas apenas na fase adulta.

Esse fator é extremamente prejudicial para os criatórios, já que há necessidade de formação de casais para procriação. A análise superficial impede o aumento do número de aves, pois a reprodução fica prejudicada, ou seja, a lucratividade que poderia ser notada rapidamente quando são feitas essas análises, acaba ficando para segundo plano.

Benefícios

Dentre as vantagens presentes na realização dessa análise estão: a garantia da formação de casais que gerem filhotes, bem como, o manejo correto das aves respeitando as características de seu sexo. Favorece também o desenvolvimento do canto em filhotes machos, sendo a triagem proposta fator relevante para facilitar a comercialização. Há otimização da criação de espécies em extinção, contribuindo para a reprodução direcionada. Outro ponto importante é poder sanar a curiosidade quando se tem uma ave doméstica.

 

Gostou? Compartilhe com os amigos !!

2 thoughts on “Sexagem de aves por DNA beneficia crescimento de plantéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *