Genética de aves, Saúde das aves

Registro Único engloba análises para prova de identidade e reconstituição genética em aves

Para os leitores que estão acompanhando o Blog do São Camilo Biotecnologia, há duas semanas estamos falando sobre a genotipagem em aves. No primeiro texto que pode ser lido na íntegra AQUI discorremos sobre as técnicas utilizadas pelo laboratório para alcançar a excelência garantida neste tipo de análise. Falamos também sobre o Registro Genético Único e as análises que são feitas a partir deste importante banco de dados.

No segundo texto da série discorremos sobre a importância dessas análises, bem como, os benefícios concedidos e a segurança genética proporcionada para os criadores. Explanou-se também sobre exames de paternidade e maternidade e a probabilidade de parentesco, que permite inclusive um laudo com índices de possíveis vínculos genéticos.

Outro ponto importante, uma das novidades do post de hoje, é quando se fala de prova de identidade. Mas o que vem a ser isto? Quando é feito o Registro Genético Único as informações genéticas das aves ficam armazenadas em nosso banco de dados. Essa forma de trabalho possibilita fácil acesso às informações que podem ser utilizadas na comparação de uma amostra biológica, ou seja, verificar se ela pertence ou não à ave analisada.

Compondo o rol de benefícios deste tipo de análise está a possibilidade de comprovar a identidade genética de qualquer ave que tenha o Registro Genético no banco de dados do São Camilo e a rastreabilidade de aves de forma segura e absoluta em caso de roubo, morte, transferências, compra e venda, dentre outros motivos.

Para a investigação de paternidade ou maternidade quando o genitor não está disponível, o São Camilo oferece a análise denominada reconstituição genética. Nestes casos, é possível reconstituir o Registro Genético da ave ausente por meio de um minucioso estudo de Registros de outras aves, essas parentes próximos (pais, irmãos, filhos).

Qual a finalidade desta análise? Possibilitar a realização de exames genéticos como, paternidade e maternidade, probabilidade de parentesco e similaridade genética quando uma das aves envolvidas não está disponível.

Gostou? Compartilhe com os amigos !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *