Saúde das aves

Painéis respiratórios pesquisam bactérias que mais afetam plantéis no inverno

A importância dos Painéis Respiratórios:

A chegada da estação mais fria do ano traz consigo as benesses de um clima aconchegante para os seres humanos, entretanto, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, a atenção a doenças oportunistas deve estar sempre presente no dia a dia daqueles que priorizam qualidade de vida. E qual a relação disso tudo com as aves? Há grande relação e ela reside quando cogita-se preservar a boa saúde da ave, bem como a diminuição da incidência de doenças. Esses seres tão fortes e ao mesmo tempo tão delicados merecem ainda mais atenção neste intervalo de tempo, que está entre 21 de junho e 22 de setembro, por estarem em um momento de maior fragilidade e compreender o período de acasalamento e início da postura de ovos de muitas espécies.

Outro ponto importante para os criadores de plantéis, é que sempre neste período há ocorrência de campeonatos, em especial, o Campeonato Brasileiro – local de grande prestígio para todos os criadores pela presença de aves de todo o país. Tal fato, quando se fala em saúde de aves, deve preocupar criadores pelas doenças em aves serem em sua maioria assintomáticas, ou seja, antes, durante e depois da competição deve-se fazer o manejo correto para que determinadas doenças não sejam levadas aos plantéis acometendo todas as aves.

Além desse importante manejo, deve-se investir em prevenção e pensando nisso o São Camilo Biotecnologia deu início há três anos aos Painéis Respiratórios, possibilitando ao criador verificar, por meio de exames, se suas aves são portadoras dos patógenos mais incidentes no inverno.

A viabilidade desses exames se dá na divisão funcional em quatro tipos de painéis. São eles: o básico – que tem intenção de abranger dois tipos de bactérias – a Chlamydophila psittaci e a Mycoplasma sp. Já o painel denominado aviário tem como propósito verificar a presença de Aspergillus fumigatus, Chlamydophila psittaci e Pasteurella multocida. O terceiro intenciona por pesquisar Aspergillus fumigatus, Chlamydophila psittaci, Pasteurella multocida e Mycoplasma sp e é conhecido por Painel Respiratório Plus. O mais completo que abrange todas as doenças mais incidentes chama-se Ampliado, compreendendo as bactérias: Aspergillus fumigatus, Chlamydophila psittaci, Pasteurella multocida, Mycoplasma sp e Ornitobacterium rhinotracheale.

Para saber mais e comprar o exame é bastante simples: deve-se entrar na loja virtual do São Camilo (AQUI), fazer todo o procedimento de compra, após a aprovação, fazer a coleta das fezes – o modo correto de fazer a coleta pode ser verificado no vídeo AQUI, é muito importante fazer todos esses processos corretamente para um resultado fidedigno. Ao chegar ao laboratório o prazo pedido é de apenas três dias úteis. Dessa forma, os criadores poderão certificar-se da ausência dos patógenos, bem como, se houver a ocorrência de doenças, avaliar junto ao médico veterinário, a melhor forma para tratamento de suas aves.

O São Camilo Biotecnologia está disposição dos criadores para todos e quaisquer questionamentos sobre os Painéis Respiratórios. Lembrando que o laboratório atende o Brasil todo e para informações deve-se acessar o link http://bit.ly/paineisrespiratorios ou ligar para (44) 3029-9660.

Gostou? Compartilhe com os amigos !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *