0

Entrevista do mês – Carlinhos Sorocaba

O criatório de Carlos Gonçalves está localizado em Sorocaba e é referência para muitos criadores e compradores de Canários de Porte

Com uma trajetória irretocável Carlos Gonçalves, mais conhecido como Carlinhos Sorocaba, conta com mais de 25 anos dedicados à criação de aves. O criador aplica-se atualmente aos Canários de Porte em seu espaço denominado Criatório Sorocaba, que abriga 2.500 aves. Para melhor manejo e dedicação essas aves estão subdivididas em cinco espaços, que totalizam 700 m². Quanto a modalidade são analisadas a características fenotípicas, ou seja, a formação física e a postura da ave.

Questionado sobre como houve o surgimento de seu gosto por animais Carlinhos Sorocaba explica que este surgiu na infância. “Sempre gostei de animais. No início de meus trabalhos com aves eu criava de maneira amadora, sem técnica. Quando conheci o que era realmente a criação, comecei a criar certo, utilizar corretamente as técnicas de acasalamento”, exemplifica. O criador dedica-se também aos estudos para aprimoramento de suas técnicas e acredita que sempre há algo novo para aprender.

O criador destaca que possui um planejamento anual e, dentre as tarefas, está a visitação a países europeus em busca de matrizes que são em parte responsáveis pela excelência evidente em seu criatório. Outro fator relevante em seu planejamento está o processo de preparação para exposições e campeonatos em que suas aves sempre competem culminando por muitas vezes na galeria de campeãs.

Sobre a preparação mês a mês Carlinhos Sorocaba descreve: “entre o final de julho e durante o mês de agosto preparamos os casais para acasalamento. Dos meses que se seguem até dezembro as fêmeas botam os ovos”. Ainda em dezembro, o criador explica que há separação no plantel para que se finalize o processo de reprodução no corrente ano. De janeiro a março acompanha-se o desenvolvimento das aves. Já em abril é o momento em que a ave prepara-se para enfrentar o inverno, ou seja, encerra-se nessa fase a troca de penas.

“A partir de maio as aves são separadas para exposição. Sendo apenas os filhotes possibilitados de participar, ou seja, este ano somente as aves que foram criadas no segundo semestre de 2016 estarão presentes”. O ciclo de exposições dura de maio a julho, encerrando-se com o Campeonato Brasileiro de Ornitologia que ocorre este ano no período de 06 a 16 de julho. Ao findar esse planejamento o trabalho não cessa, o criador reinicia todo o processo em busca do sucesso em sua criação.

Os eventos são porta de entrada para que criadores se interessem pelos trabalhos uns dos outros e, inclusive, gerem compras, bem como, trocas de experiências. Carlinhos destaca que ao longo desses anos fez inúmeras amizades proporcionadas pela dedicação em seu trabalho com os canários.

Criatório Sorocaba e a parceria com o São Camilo Biotecnologia

A aliança entre o Criatório Sorocaba e o São Camilo Biotecnologia vem de longa data. Carlinhos Sorocaba afirma que conheceu a excelência do laboratório por meio de um amigo em 2010. Sendo assim, desde essa época confia todos os exames de sexagem do seu plantel à metodologia eficaz e qualificada do São Camilo.

“A sexagem das aves eu faço todos os anos. Ela garante o trabalho com idoneidade e não gera descontentamento para aqueles que compram aves do meu criatório”. O criador ressalta também que indica os serviços do São Camilo para muitos amigos criadores por acreditar que o trabalho é realizado de forma organizada e com perfeição.

Ainda sobre outro importante exame oferecido pelo laboratório o criador destaca: “Todo criador deve fazer o Check Up Preventivo. Pois na hora da criação as doenças interferem”. Carlinhos destaca que para esse ano uma das prioridades é inserir ainda mais em seu criatório o Check Up Preventivo. Esse exame tem como finalidade pesquisar 12 doenças incidentes em aves e é importante método de prevenção oferecido exclusivamente pelo laboratório.

O criador salienta também sua satisfação com o trabalho oferecido pelo São Camilo Biotecnologia, e fica evidente o patamar elevado que o seu trabalho chegou, já que há criadores que compram suas aves há 10 anos. Quando perguntado sobre o segredo do sucesso o criador ressalta que “a honestidade é o que rege o meu trabalho”, finaliza.

São Camilo Biotecnologia

O laboratório sediado em Maringá- PR surgiu em agosto de 2006 quando a parceria com o Grupo São Camilo, no mercado há 45 anos, oportunizou aos mestres em biologia molecular e genética, Valério Balani e Karen Takeda, o desenvolvimento de atividades relacionadas à biotecnologia. Esta utiliza a biologia molecular e genômica para o diagnóstico preciso de patologias, bem como, para o desenvolvimento de exames voltados à medicina preditiva, ou seja, que previne doenças e gera boa saúde e qualidade de vida.

A divisão está localizada na rua Conselheiro Tobias, 57, e atende pelos telefones (44)3029-9660 e (44) 98836-6978. Para mais informações sobre os exames acesse o novo site: http://www.scbiotec.com.br ou a página do Facebook São Camilo Biotecnologia.

Gostou? Compartilhe com os amigos !!

São Camilo Biotecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *