Saúde das aves

Conheça os estágios de desenvolvimento das doenças em aves

Os estágios de desenvolvimento de uma doença são divididos em cinco etapas. O período inicial é denominado de incubação, ou seja, quando a ave tem contato com o agente causador. Nessa fase, normalmente não há sintomas e quanto ao tempo pode variar de dias a meses dependendo do tipo de doença.

O período prodrômico é o segundo estágio, quando sintomas inespecíficos começam a aparecer como: febre, apatia, diarreia e espirros. Geralmente nessa fase há encaminhamento da ave para o médico veterinário ou envio do material de coleta para o laboratório.

No terceiro estágio há o período da doença propriamente dita, ou seja, ela já se instalou e a ave possui sintomas que facilitam o diagnóstico. Porém, apesar dessa facilidade há outro fator a ser analisado: o tipo de agente causador, bem como, o grau de acometimento na ave.

Logo após, virá o período de declínio, nesse caso, o tratamento já teve resultado relativo e aos poucos a doença vai sendo eliminada e a saúde ganha espaço para o restabelecimento da qualidade de vida da ave.

Por fim, há o período de convalescência onde as características demonstram que passado o tratamento e eliminada a doença a saúde vai sendo restabelecida aos poucos e os danos vão sendo reparados ao longo do tempo.

Comparativamente médicos tratam a saúde humana em seu sentido mais geral, exemplificados em checkups anuais. O caso da sanidade em aves não se mostra diferente, já que visitas do médico veterinário no criatório, bem como, envio de materiais de coleta para o laboratório podem garantir a prevenção de doenças e seus diagnósticos. Havendo também economia de tempo e dinheiro e o mais importante: qualidade de vida para o seu plantel.

Gostou? Compartilhe com os amigos !!
Tagged , , , , ,

About São Camilo Biotecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *