0

Aspergilose, uma das doenças de maior incidência no inverno

A Aspergilose é uma doença bastante comum, e pode provocar sérios danos ao pássaro quando não identificada rapidamente, afeta principalmente o trato respiratório e produz lesões nodulares nos pulmões.

A doença é causada por fungos do gênero Aspegillus, sendo o agente principal o Aspergillus Fumigatus. São encontrados facilmente no solo, na cama, na matéria vegetal em decomposição e no alimento. A Aspergilose foi diagnosticada em todas as aves domésticas, aves de zoológico e em muitas aves selvagens. É provável que o fungo penetre pela casca do ovo e infecte o embrião ou a ave recém-nascida.

Sua infecção começa pela inalação dos esporos, normalmente o pássaro tolera um certo número de esporos, mas uma infestação maior ou queda no sistema imune da ave provoca a doença.

Os sinais mais comuns em casos de Aspergilose, principalmente em aves jovens são: dispnéia (respiração rápida, curta e com dificuldade), sonolência e anorexia. As que apresentam sinais clínicos enfraquecem, perdem peso e morrem em poucos dias. A Aspergilose cerebral produz sintomas nervosos de incoordenação e torcicolo. As aves com lesões oculares podem apresentar conjuntivite, cegueira e geralmente morrem.

O melhor a fazer para evitá-la é manter uma rigorosa higiene nas gaiolas e criadouros, além da realização de exames periódicos com objetivo de prevenção de doenças. Conheça mais sobre nosso Check-up Preventivo através do link http://bit.ly/checkuppreventivo

O que achou do texto? Compartilhe com a gente!

Gostou? Compartilhe com os amigos !!

São Camilo Biotecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *