Saúde das aves

Aliança negativa entre três fatores pode causar surgimento de doenças em aves

Para o leitor atento que tem nos acompanhado aqui no Blog do laboratório o texto da semana passada – que pode ser lido AQUI  – relacionava a discussão acerca do monitoramento de saúde em aves com as consequências da desinformação, fato que infelizmente ainda acomete parte dos gestores de plantéis.

Entretanto, com a intenção de elevar a qualidade nos serviços, gerando, dessa forma, ainda mais benefícios para os criadores que escolhem o São Camilo Biotecnologia, serão postados semanalmente estudos, informações e curiosidades acerca desse universo tão particular.

Retomando a discussão proposta pelo texto já mencionado faz-se necessário aprofundamento para compreensão sobre o desenvolvimento das doenças. Você poderia se perguntar: mas em que isso ajudaria nos cuidados com o meu plantel?

Para exemplificar pode-se pensar no desenvolvimento da malária no Brasil – doença que se mostra praticamente restrita aos estados que têm proximidade com a linha do Equador. Em outras palavras, o mosquito transmissor dessa doença necessita de determinadas temperatura e humidade para sobreviver. Isso demonstra que as doenças não se distribuem de forma aleatória na população, ou seja, são fatores de risco que determinam sua distribuição.

Racionalizando todo esse processo o diretor da Divisão de Biotecnologia do laboratório, o doutor Valério Américo Balani*, atesta que “se sua ave está doente, de uma forma ou de outra ela teve contato com um fator de risco, ou seja, um agente causador de doença”. Prossegue explanando que é preciso existir convergência entre alguns fatores para que a doença apareça.

“Apesar de nossas aves parecerem frágeis, na realidade elas possuem sistema imunológico bastante desenvolvido, demonstrando capacidade de defesa contra possíveis agentes agressores”, ressalta o doutor.

O diretor explana também que são necessários ao menos três fatores para o efetivo aparecimento de uma doença, sendo eles: a saúde prejudicada da ave, a presença do agente causador da doença e o estresse. Dessa forma, se houver a prevenção, agir de forma que ao menos um desses fatores não se instale, há 90% de chance de evitar o surgimento pleno da doença.

Gostou das informações? Continue acompanhando as postagens do Blog por meio da fanpage do laboratório e saiba mais no próximo texto sobre os estágios das doenças e suas características.

*Valério Américo Balani é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense e possui mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Seus trabalhos e estudos estão voltados às Biologias Molecular e Genética.

Gostou? Compartilhe com os amigos !!
Tagged , , , , , ,

About São Camilo Biotecnologia

2 thoughts on “Aliança negativa entre três fatores pode causar surgimento de doenças em aves

  1. Olá Sr. Alone, enviamos as informações solicitadas para seu e-mail, caso tenha qualquer dúvida estamos à disposição.

  2. Bom dia,eu tenho 19 aves gostaria de fazer um check-up nelas para saber se está tudo bem,qual seria o valor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *